Lentes de contato

Forma, proporção e harmonia aos seus dentes

Atualmente um novo perfil estético não é apenas definido por dentes brancos e saudáveis, mas também por dentes bem contornados e alinhados em conjunto com a harmonia facial.

 

A arquitetura de um sorriso forma-se a partir da sua relação com o rosto (forma e tamanho), linha entre os olhos, os lábios (volume e sua disposição entre os dentes), gengiva (sua cor textura e contornos) e os dentes (sua cor, forma, tamanho e proporcionalidade).


As lentes de contatos dentais têm por objetivo corrigir forma, tamanho e inclinações dos dentes. São películas de porcelana tão finas quanto a lente de contato ocular, cerca de 0,2 mm de espessura, confeccionadas uma a uma a partir de um molde e planejamento realizado pelo dentista.

 

Através de um processo de escultura delicado e artesanal, são confeccionadas por um técnico em prótese dentária (TPD) e posteriormente cimentadas (“coladas”) definitivamente sobre a superfície dos dentes.

 

Quando comparadas às resinas compostas, as lentes de contato oferecem resistência, durabilidade e estética superior, já que não absorvem colorações.

 




1) Como funcionam as lentes de contato dentais?
R: A lente de contato é como uma fina “camada” de porcelana que é cimentada sobre a superfície do dente, permitindo adequação da forma, cor e aparência do mesmo de forma praticamente imediata.

2) As lentes de contato dentais apresentam riscos à saúde?
R: Não. Uma das grandes vantagens das lentes de contato é que elas requerem um desgaste mínimo na superfície do dente para que possam ser cimentadas, preservando sua integridade. Trata-se, portanto, de tratamento não-invasivo.

3) Quanto dura uma lente de contato dental? É necessário algum cuidado especial?
R: Uma lente de contato bem diagnosticada e aplicada dura acima de 5 a 10 anos, enquanto uma faceta em resina dura em média 2,5 anos. Além de permitir uma alimentação normal, as lentes de contato não requerem cuidados adicionais ao que é básico para a saúde oral: boa higiene e consulta regular ao dentista.

4) Há contra-indicações para as lentes de contato dentais?
R: Assim como qualquer tratamento odontológico o sucesso das lentes de contato dentais depende da correta avaliação das condições do paciente e da execução do procedimento por um profissional especializado em estética. Há casos, por exemplo, em que as lentes de contato podem ser menos recomendadas do que facetas de porcelana ou de resina, ou ainda do que tratamentos ortodônticos. Apesar do baixo risco à saúde, o uso inadequado das lentes de contato pode ter um resultado estético bastante insatisfatório.

 


Dra. Amanda C. Henriques Arena

Especialista em dentística e estética.
CRO: 95.577